top of page

Daminhas e Pajens

Sem dúvida a parte mais fofa do casamento é a entrada das daminhas e dos pajens! Não tem quem não abra um sorriso e fique encantado ao ver os pequenos. Por isso, não tenha medo de inovar, pois esse é o momento para alegrar e descontrair o casamento.

Não existe regra quanto a idade e quantidade de crianças que você quer que faça parte do seu grande dia. Fica a seu critério também definir as funções dos pequenos na cerimônia. Carregar as alianças ou jogar pétalas de flores no caminho ao altar são os costumes mais tradicionais para as daminhas e pajens. Porém, hoje é comum vermos as crianças entrarem levando itens super criativos e diferentes para inovar ainda mais o casamento, como plaquinhas com mensagens divertidas, balões, brinquedos, buquês de flores ou de doces, e por aí vai...


Dica: Geralmente quem leva a aliança é o pajem, enquanto a daminha entra com flores. Mas caso você não escolha um casalzinho para caminhar até o altar, somente daminhas ou pajens, qualquer um dos dois pode carregar as alianças.

É importante que os trajes das daminhas e dos pajens estejam em harmonia com o estilo da cerimônia. Casamentos rústicos, na praia ou no campo permitem peças mais leves, despojadas e confortáveis, como vestidos soltinhos e rasteirinhas para as meninas e bermudas e camisas sem paletó para os meninos. Já os casamentos clássicos ou a noite pedem trajes mais formais, vestidos princesa com saias rodadas e tecidos com brilho e rendas para as meninas e ternos, gravatas e sapatos sociais para os meninos. Acessórios como chapéus, coroas de flores e suspensórios dão um charme extra!


É interessante também buscar a mesma linguagem dos trajes dos noivos para as roupinhas das crianças. Isso não quer dizer que elas precisem ser iguais, mas sim conter elementos similares como cores, formas, detalhes de rendas ou a gravata da mesma cor da do noivo, no caso dos meninos.

Quando definir os trajes e acessórios das daminhas e dos pajens é de bom tom que os noivos se ofereçam para arcar com os custos ou pelo menos parte deles. Converse com os pais das crianças e combine a forma que fique melhor para todos.


Lembre-se também que é muito comum as crianças travarem na entrada ao verem todos os convidados e fotógrafos. Por isso converse com eles antes da cerimônia e explique como será o evento. Deixe claro também que esse é um momento bastante especial para vocês e é muito importante a presença deles ali. Ensaiar a entrada das crianças com antecedência pode ajudar bastante para que eles se sintam mais à vontade no momento e, no caso de crianças pequenas, pode ajudar bastante se um de seus pais estejam posicionados no altar para chamá-los até eles.


Não se esqueça que qualquer imprevisto só deixará o momento ainda mais fofo e divertido, por isso deixe que as crianças ajam naturalmente e encantem à todos!


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page